14 de janeiro de 2014
Carlos Santalena completa seu projeto Sete Cumes
No dia 13 de dezembro, o paulista chegou ao topo do Maciço Vinson, na Antártica, o sétimo da lista
Aos 27 anos de idade, o campineiro Carlos Santalena concluiu o projeto “Sete Cumes” – que divide o globo em sete regiões e elege a montanha mais alta e desafiadora de cada uma delas. Ao chegar ao topo do Monte Vinson, na Antártica, último dia 13 de dezembro, o montanhista se tornou o mais jovem sul-americano a atingir o feito.
Santalena já esteve quatro vezes no topo do Aconcágua (Argentina), duas no do Elbrus (Rússia), quatro no do Kilimanjaro (Tanzânia), uma no do McKinley (Alasca – EUA) e mais recentemente, em outubro deste ano, desbravou a Pirâmide Carstensz (Indonésia). Além disso, também ostenta o título de mais jovem brasileiro a chegar ao cume do Everest, na cadeia do Himalaia, entre o Nepal e o Tibete, em 2011.
Com 4.892 metros, o Monte Vinson possui condições climáticas bastante adversas. Por isso, o montanhista planejava passar 17 dias na região, à espera de uma janela de tempo favorável. No entanto, foram necessários apenas 10 para completar a missão. “Tecnicamente a subida ao Vinson não é complexa, mas exige bastante planejamento, especialmente por causa do tempo. A Antártica, por si só, já é bastante desafiadora e me sinto muito realizado por ter fechado o projeto Sete Cumes com esta escalada”, comemora Santalena.
Atualmente Carlos é um dos guias de alta montanha mais ativos do país. De janeiro até agora já liderou nove expedições para as montanhas do projeto e para outras como Mont Blanc, nos Alpes Franceses, e Toubkal, no Marrocos.
Para conferir os principais momentos da expedição ao Vinson acesse www.grade6viagens.com.br.
AD Comunicação & Marketing
(11) 3862.5745
www.adcomunicacao.com.br