5 de dezembro de 2013
A importância da apneia para surfistas de ondas grandes
A importância da apneia para surfistas de ondas grandes
O especialista Christian Dequeker ministrará um curso em Porto Alegre sobre o tema nos dias 14 e 15 de dezembro
O grave acidente de Maya Gabeira em Nazaré, Portugal, quando chegou a perder os sentidos depois de ter caído em uma onda gigante, colocou em voga a importância da apneia para os surfistas de alta performance. Ter a capacidade de ficar sem respirar por vários minutos com frequência cardíaca alta, elevado nível de estresse e adrenalina no sangue, pode fazer a diferença entre viver e morrer.
É por esta razão que os cursos e treinamentos ministrados por Christian Dequeker são tão concorridos. Surfista há 32 anos (com foco em ondas grandes), o profissional de Educação Física já foi recordista brasileiro de mergulho em apneia, integrante da equipe nacional de Freediving no mundial de 2001 na Espanha e preparador físico de esportes de aventura. Pioneiro em utilizar a apneia nos esportes radicais, também treina surfistas de ondas gigantes, alpinistas e mergulhadores.
“Diferentemente da apneia aplicada para o freediving (mergulho livre), no surfe ela deve ser feita em elevado nível de estresse, frequência cardíaca alta e muita adrenalina no sangue. Este treinamento específico e bem direcionado leva o surfista a permanecer em bloqueio relativamente longo na turbulência das ondas, controlar as emoções e, com isso, ampliar a janela de sobrevivência. A Maya resistiu, porque estava preparada”, explica Christian.
Os interessados em conhecer todas as técnicas do especialista podem participar de seu próximo curso – que será realizado em Porto Alegre nos dias 14 e 15 de dezembro – ou frequentar os treinamentos que acontecem em São Paulo, na Academia Top Swim (Rua Pires da Mota, 568, Aclimação), todas as terças e quintas-feiras, das 21h15 às 22h30.
Além do cenário esportivo, Christian Dequeker também atua em projetos acadêmicos, como o trabalho realizado em parceria com o fisiologista Doutor Renato Lotufo e com o Doutor Jorge Ribera, médico do esporte, que visa estimular a produção de um hormônio capaz de acelerar o transporte de oxigênio no sangue e, assim, melhorar a capacidade aeróbia dos atletas. Ainda na área educacional, entre 2005 e 2010 o especialista ministrou aulas no Centro de Estudos da Fisiologia do Exercício (CEFE) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Mais informações podem ser obtidas no site http://cdequeke4.wix.com/christian-dm e também na fanpage www.facebook.com/ChristianDequekerMartin.
AD Comunicação & Marketing
(11) 3862.8319 / 3862.5745
www.adcomunicacao.com.br