17 de janeiro de 2012

Uma viagem para entender a fundo a terrinha

Ilha da Madeira e Portugal continental, dois destinos surpreendentes que a Donato Viagens desvenda para você



De um vulcão nasceu a Ilha da Madeira, ali no Atlântico, na costa ibérica. Escarpas agudas, costões vertiginosos, natureza exuberante e vinhos inesquecíveis apresentam aos viajantes um Portugal diferente daquele dos casarios, portos e ladeiras. Funchal, a capital do arquipélago, abriga os mais diversos estilos arquitetônicos, o que demonstra as muitas influências deixadas pelos povos que por lá passaram. A Igreja e Mosteiro de Santa Clara, construídos no século XV, apresenta um inconfundível estilo mouro, já o Palácio São Lourenço mistura o manuelino com o flameno e acolhe uma jóia local: o teto todo feito em madeira da ilha. Tem até um dedinho brasileiro nos cartões-postais locais: o Casino da Madeira, projetado por Oscar Niemeyer.

Em Funchal, se hospedar em uma colina com vistas panorâmicas das montanhas, do oceano e do centro da cidade faz toda a diferença. Isso é possível na Quinta das Vistas, um hotel que surgiu da reconstrução de uma proeminente quinta que conta com áreas comuns espaçosas e elegantemente decoradas que se caracterizam como um verdadeiro convite para horas de caminhada.

O roteiro da Donato Viagens prossegue por Lagos, endereço de algumas das praias mais belas – e badaladas – da região do Algarve. Quase desérticas, as praias de Sagres encantam com suas imponentes falésias debruçadas sobre o mar. O local é um dos poucos locais no Algarve onde a natureza selvagem e o rico patrimônio histórico e cultural continuam intactos.
Todavia, é o promontório que recebeu o nome de Ponta da Piedade e que abriga a baía de Lagos, o mais admirado pelos visitantes, com as suas grutas, rochas e águas maravilhosamente transparentes.

A princesa do Alentejo, Évora, também faz parte da viagem. Igrejas monumentais, ruas medievais, praças históricas, casario branco, tudo isso cercado por uma imponente muralha do século XIV. História, arte e beleza se misturam harmoniosamente em ruínas romanas lado a lado com mesquitas mulçumanas e catedrais góticas. Apesar de tanta antiguidade, Évora é uma cidade jovem e vibrante, consequência da universidade local, uma das mais importantes da Europa.

E, em se falando em juventude, Coimbra nunca envelhece. Mantém seu frescor intelectual e apetite pelo novo graças aos milhares de estudantes que frequentam os bancos da tradicional Universidade de Coimbra, fundada em 1290. Cidade de ruas estreitas, pátios, escadinhas e arcos medievais, Coimbra foi berço do nascimento de seis reis de Portugal, da Dinastia de Borgonha. Invadida pelos mouros em 711, estabeleceu uma forte comunidade árabe que influenciou a língua, a arquitetura e a música, com o inconfundível  fado de Coimbra.
Para encerrar a viagem à nossa metrópole ancestral, chega-se ao Porto, às margens do Rio Douro, de onde embarcam as garrafas do vinho mais famosas do mundo. Conhecida como “Cidade Invicta”, foi dela que surgiu o nome da nação, Portugal – Portus Cale, ainda em 200 a.C. É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelas suas pontes e arquitetura que unem o novo e o velho, o seu centro histórico, classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, e pelo seu clube de futebol.
Uma volta às nossas origens culturais, essa é a proposta da Donato Viagens nesta viagem a Portugal e Ilha da Madeira. Para mais informações sobre datas de saídas, formas de pagamentos e facilidades, acesse www.donatoviagens.com.br

AD Comunicação & Marketing
(11) 3862.8319 / 3862.5745