28 de maio de 2013

Adventure Sports Fair 2013 atrai 60 mil pessoas

Adventure Sports Fair 2013 atrai 60 mil pessoas
Evento trouxe novidades para visitantes e setor de negócios, fazendo com que público aumentasse 11% em relação a 2012

Com 60 mil visitantes, a Adventure Sports Fair 2013 -  maior evento do gênero na América Latina, que aconteceu entre 1º e 5 de maio em São Paulo - comemorou seus 15 anos de existência com 11% de aumento em relação ao ano passado. Foram apresentadas diversas novidades para o setor de turismo e esportes de aventura, graças à participação de 130 expositores.

Posicionada entre as cinco maiores feiras que a cidade recebe ao longo do ano, a Adventure Fair é uma importante plataforma de lançamentos e de oportunidades para negócios. "O mercado de esportes outdoor vai ter um crescimento grande no país nos próximos anos, uma vez que as pessoas estão buscando diversificação nas modalidades", afirma Sérgio Bernardi, diretor do evento. "O que eu notei de mais positivo este ano foi a renovação do público, que está mais jovem, e uma mistura mais intensa entre diversas tribos", completa ele. 

Uma das razões para que houvesse essa interação foi a inclusão de espaços novos na feira, como o Board Sports Fair - local exclusivo para reunir esportes de prancha (do inglês, boards), como Surfe, Skate, Sandboard, Snowboard, Stand Up Paddle e Kitesurf. Este mercado tem mostrado grande potencial no país e tende a crescer nos próximos anos, segundo estudo da Sports Good Intelligence Europe (SGI). Entre os estandes estava o da distribuidora de equipamentos esportivos Curtir a Vida. "Nos anos anteriores a empresa era menor e não podia arcar com esse investimento", conta o dono da companhia, Fábio Ferrer. A Curtir a Vida veio crescendo em tamanho e faturamento desde então e, em 2013, pôde participar pela primeira vez da Adventure Fair, para fazer negócios com lojistas e público final. "Estava em dúvida se íamos lucrar com o evento. Agora, não estou mais. É um ótimo espaço para negócios", diz Ferrer, com intenção de voltar no ano que vem.

A feira também atraiu pela primeira alguns destinos turísticos, como México, Curaçao, no Caribe, e Bonaire, nas Antilhas Holandesas, que montaram estandes para divulgar suas atrações no setor de ecoturismo. "A feira nos traz uma chance importante de divulgarmos nossas belezas naturais e atrair turistas", afirma Yasmin Pires, diretora regional de turismo de Bonaire para a América Latina. A região tem 86 pontos de mergulho.

Um dos estandes com maior destaque no evento foi o de Mendoza, na Argentina. A província patrocinou a feira este ano e montou um estande exclusivo, com diversas atrações, degustação de vinhos e a promoção do Mundial de Kitesurf, já que sediará a próxima edição do evento. Já o Instituto de Promoção Turística do país, que também contou com um grande estande, patrocinou a pista de snowboard - uma das atrações interativas da feira que mais fazem sucesso - visando difundir os inúmeros pontos turísticos de neve argentinos. Durante os cinco dias, os visitantes puderam praticar a modalidade no espaço, que também foi palco, no sábado, do 1º campeonato de snowboard do Brasil reconhecido pela World Snowboard Federation.

A Ispo, maior feira esportiva do mundo, também esteve presente como parceira da Adventure Fair, com uma seleção dos mais inovadores produtos esportivos, vencedores do troféu Ispo Awards, reconhecido internacionalmente. Além disso, organizou um dia de palestras focadas em negócios para o mercado de esportes. 

Outro espaço novo neste ano foi o Adventure Travel Business, destinado a rodadas de negócios entre fornecedores e compradores de produtos e serviços turísticos. Na edição, foram agendadas mais de 150 reuniões. "A ideia é aumentar esse espaço nos próximos anos e trazer mais produtos de aventura com luxo, que vem crescendo e ganhando mais importância no país e no exterior", ressalta Sérgio Bernardi. Por fim, o Outdoor Business, voltado ao trade de equipamentos e vestuário, também foi um dos destaques da programação, como acontece já há alguns anos.

A Adventure Sports Fair, realizada pela Promotrade, contou com o patrocínio de Mendoza (Argentina) e do SEBRAE, além de apoio institucional da ABETA, da Brazilian Adventure Society (BAS) e dos veículos de comunicação UOL, Rádio Eldorado, Canal Off, Hotelier News e Travel Update (Peru). 

Mais informações podem ser obtidas em www.adventurefair.com.br

AD Comunicação & Marketing
(11) 3862.8319 / 3862.5745