6 de maio de 2013

Especialista Gabriela Otto alerta para desafios de rentabilidade dos hotéis no Brasil

Especialista Gabriela Otto alerta para desafios de rentabilidade dos hotéis no Brasil
Proprietária e Consultora da GO Associados foca na formação no mercado, investindo na capacitação de Revenue Management e Distribuição Hoteleira.

Manter elevados níveis de ocupação e diária média, sem perder a excelência na prestação de serviços, é um antigo de
safio da hotelaria. Na opinião da consultora Gabriela Otto, uma das maiores especialistas do país nessa área, o primeiro desafio das empresas do segmento é elevar o nível de profissionalismo, através da implantação da cultura de Revenue Management (RM) e da Gestão eficiente de Distribuição, incluindo a tecnologia envolvida e os custos por canal.


O RM é uma estratégia de gestão que vem ganhando força no mercado hoteleiro e tem como objetivo otimizar a geração de receita, com melhoria nas práticas de precificação e distribuição e consequente ganho de rentabilidade. "No mercado cada vez mais competitivo em que vivemos, os fundamentos de RM são essenciais na estratégia. Encontro cada vez mais hoteleiros tradicionais, até então focados somente na operação, participando dos cursos. Eles estão estudando mais o mercado, procurando entender os melhores propulsores de receita, o complexo mundo digital e o perfil do novo hóspede, cada vez mais conectado e exigente.  Ao contrário do que alguns pensam, o RM é aplicável não só para grandes redes, mas também para hotéis pequenos, pousadas, períodos de baixa ocupação, espaços de eventos, restaurantes, etc.”, destaca Gabriela Otto, fundadora da GO Associados.

A consultora tem rodado o Brasil ministrando treinamentos e palestras sobre RM e Distribuição, como na Associação Brasileira da Indústria Hoteleira em Pernambuco. Foram 31 participantes de meios de hospedagem do Recife, Porto de Galinhas e Gravatá, tais como o Hotel Jangadeiro, Nannai Beach Resort, Recife Praia Hotel, Nannai, Grupo Pontes, Solar Porto de Galinhas e Portal de Gravatá.

Na ocasião, o presidente da ABIH-PE, Eduardo Cavalcanti, destacou a importância da palestra. "Foi muito proveitoso. Reciclamos os conhecimentos e nossa expectativa é realizar uma segunda turma, dada a quantidade de profissionais inscritos na pré-matrícula", afirma.

Gabriela Otto também esteve com hoteleiros de Foz do Iguaçú. Para Mauro Sebastiany, presidente do Iguaçú Conventions Visitors Bureau (ICVB), o workshop ministrado por Otto é o ponto de partida para a implementação de novas práticas de valoração nos hotéis. “Nossa intenção é trabalhar para que toda a hotelaria da cidade consiga aplicar as técnicas de RM para trabalhar um valor de diária mais justa, competitiva, sem quedas bruscas de preço”, disse.

No litoral Fluminense, a consultora palestrou para associados do SindBuzios, e a importância da boa administração hoteleira também ganhou força. “Búzios não pode ficar fora de assuntos tão pertinentes quanto o Revenue Management. Saber planejar o futuro de seu estabelecimento, utilizando inúmeras ferramentas, é simplesmente o máximo para quem procura melhorar ainda mais a qualidade de seu atendimento”, comentou o Gestor de Projetos da Pousada Costa do Sol Boutique Hotel, Lucas Fernandes, que não poupou elogios à didática de Gabriela Otto na apresentação de seu curso.

Formada em Relações Públicas pela PUC - RS, com especialização em Marketing pela ESPM e MBA Executivo na FAAP – SP, Gabriela Otto conta com vinte anos de experiência, atuando em reconhecidas multinacionais do mercado hoteleiro como Caesar Park, InterContinental e Sofitel Luxury Hotels. Atualmente é consultora e sócia-proprietária da GO Associados, prestando serviços de consultoria e treinamentos, com especialização no Mercado de Luxo, Gestão de Vendas, Marketing Estratégico, Excelência de Servicos, Distribuição, RM e Desenvolvimento de Líderes.

Mais informações sobre o tema podem ser encontradas no site www.gabrielaotto.com.br ou no telefone (11) 5081.5754

AD Comunicação & Marketing
(11) 3862.8319 / 3862.5745