19 de julho de 2013

Reunidas em Portillo, autoridades do turismo chileno sugerem que o inverno 2013 possa ser o mais agitado dos últimos anos

Reunidas em Portillo, autoridades do turismo chileno sugerem que o inverno 2013 possa ser o mais agitado dos últimos anos
Esqui levou mais de 120 mil turistas brasileiros ao país em 2012 e a estimativa é de que este número aumente ainda mais este ano

A expectativa sobre a grande movimentação de turistas prevista para este ano foi um dos assuntos mais comentados durante a solenidade de lançamento da temporada de neve 2013 do Chile, realizada na estação de esqui Portillo no dia 11 de julho. As especulações se devem a uma campanha anunciada em maio por uma parceria público-privada chilena, da qual Portillo faz parte. A iniciativa, que visa fomentar o turismo no país e foca no mercado brasileiro, já trouxe resultados positivos e ainda promete muitos outros.

Estavam presentes no evento de lançamento grandes nomes do cenário turístico chileno, como o gerente geral da estação de esqui Portillo, Miguel Purcell, e o Subsecretário de Turismo, Daniel Pardo, que fizeram questão de ressaltar a importância da campanha para o turismo no país. Além deles, também marcou presença na solenidade o presidente da Associação de Esqui no Chile, Peter Leatherbee.
O Brasil é um dos grandes responsáveis pelo movimento de turistas no Chile durante o ano inteiro e principalmente na alta temporada. Só entre janeiro e maio deste ano, por exemplo, mais de 135 mil brasileiros aterrissaram no país, segundo dados do Ministério da Economia, Desenvolvimento e Turismo do Chile. Em 2012, o esqui levou mais de 120 mil turistas brasileiros país, o que pode ser comprovado com dados da iniciativa privada. De acordo com o gerente geral da estação de esqui Portillo, Miguel Purcell, “durante o mês de julho 70% dos hóspedes do complexo são brasileiros”.

Devido ao sucesso já sinalizado pelas ações da campanha – atualmente em veiculação nas mídias sociais e canais de televisão do Brasil –, as autoridades chilenas esperam que o movimento de brasileiros seja ainda maior nesta temporada. O Subsecretário de Turismo do país, Daniel Pardo, afirma que “o Chile recebe cerca de 752 mil turistas estrangeiros durante o inverno. Deste total, estima-se que os centros de esqui recebam entre 66 e 97 mil visitantes, vindos principalmente do Brasil, Argentina e Estados Unidos”. E este número deve aumentar em até 15% este ano, ainda de acordo com o subsecretário.  

Sobre Portillo

Localizada a aproximadamente duas horas de Santiago, capital do Chile, a estação de esqui Portillo oferece uma estrutura completa de hospedagem, lazer e entretenimento a pouco mais de 450 hóspedes por semana. São 34 pistas para todos os níveis de esquiadores e snowboarders, 14 meios de elevação e uma ampla área fora de pista. Além disso, o clima familiar ganha força já que casais e famílias que a frequentam há muitos anos se transformaram em grandes amigos. Isso sem contar a excelência em serviços oferecida por 400 funcionários, muitos deles experientes e conhecidos pelos frequentadores.

A gastronomia também é um capítulo à parte. Os hóspedes são recebidos pelo simpático maitre do restaurante, conhecido como Don Juan, e provam as mais deliciosas receitas do talentoso chef Rafael Figueroa e seus assistentes, que podem ser acompanhadas por excelentes vinhos. E para encerrar o dia, os hóspedes podem curtir apresentações de música ao vivo no bar do hotel ou dançar na discoteca.

O confortável Hotel Portillo possui 123 apartamentos – entre duplos, triplos e familiares -, alguns com uma incrível vista para a Laguna del Inca e outros para um bonito vale. Todos têm telefone, mini-bar, cofre, secador de cabelo e conexão wi-fi à internet. Além disso, quatro restaurantes, bar, um completo centro de fitness, sala de ioga e alongamento, ginásio com quadra poliesportiva, piscina, jacuzzi, salão de beleza, sala de massagem, sauna, sala de internet, cinema, salão de jogos, Escola de Esqui, clínica médica e serviço de aluguel e guarda de equipamentos.

A poucos metros dali, os visitantes também podem hospedar-se nos lodges Octagon e Inca. No primeiro, há 15 amplos apartamentos com quatro beliches cada e banheiro privativo. Já o segundo é a melhor opção para mochileiros e jovens. Seus 20 quartos são um pouco menores e podem ser compartilhados, enquanto os banheiros estão fora, nos corredores. Para completar as opções de hospedagem, agora em 2013 Portillo transformou seus chalés de temporada em opções de estadas para as semanas de esqui. As acomodações garantem conforto e comodidade às famílias ou grupos de amigos e atendem de seis a oito pessoas em dois ou quatro dormitórios. Todas possuem ao menos uma suíte, um quarto com beliche, sala de estar e pelo menos dois banheiros.

Conhecer Portillo é vivenciar uma experiência única. A tranquilizante paisagem dos Andes, somada à recepção calorosa dos chilenos, eternizam cada momento nesse inebriante destino. Mais informações podem ser acessadas no site www.skiportillo.com.

AD Comunicação & Marketing
(11) 3862.8319 / 3862.5745