13 de outubro de 2015

Em meio a lançamento de novo iPhone, sistema iOS registra 12 meses de queda nos Estados Unidos

87% dos proprietários de iPhone nos Estados Unidos que planejam fazer um upgrade nos próximos três meses preferem a Apple

Os últimos dados de venda de smartphones da Kantar Worldpanel ComTech, referentes aos meses junho, julho e agosto deste ano, mostram que o mercado do sistema Apple iOS dos Estados Unidos atingiu seu nível mais baixo desde agosto de 2014, já que os consumidores esperaram pelo novo iPhone 6s e iPhone 6s Plus, disponíveis a partir de setembro.

“É de se esperar que nos três meses que antecedem o lançamento de novos produtos, as vendas do iPhone da Apple seriam mais fracas”, afirma Carolina Milanesi, chefe de pesquisa da Kantar Worldpanel ComTech. “Enquanto um mês a partir de agora possa ainda ser muito cedo para reportar números iniciais de vendas para os novos modelos, nós podemos dizer hoje que 11% dos proprietários de iOS nos disseram em agosto que eles planejavam substituir seu telefone atual nos próximos três meses e 87% deles afirmaram que a Apple é a marca preferida deles.”

“Entre os ‘big five’ da Europa, o Android continua na luta, apenas os mercados pré-pagos da Itália e da Espanha registrando um crescimento ano a ano”, relata Dominic Sunnebo, diretor de negócios da unidade Kantar Worldpanel ComTech da Europa. “Na Grã-Bretanha, Samsung, a indiscutível líder do sistema Android, caiu no market share tanto de período sobre período e ano a ano, enquanto a Sony e a LG foram os dois únicos fornecedores de Android capazes de aumentar sua participação ao longo do último ano e nos meses de maio, junho e julho de 2015.”

Os “big five” mercados da Europa são a Grã-Bretanha, Alemanha, França, Itália e Espanha.

“Nos Estados unidos, o Samsung Galaxy S6 aumentou sua participação nas vendas de smartphones, mas não ameaçou a posição de liderança do iPhone 6”, acrescenta Milanesi. “De abril a agosto de 2015 – os meses seguintes ao lançamento de novas flagships – apenas 29% da base instalada dos smartphones da Samsung foram atualizadas para novos dispositivos. Entre aqueles que atualizaram, 23% mudaram para um Galaxy S5, 4% para um Galaxy S6 e 1% para um Galaxy S6 Edge.”

“Na China urbana, as vendas de smartphones representaram 84% das vendas globais de telefones nos três meses encerrados em agosto, com o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus no topo da lista dos modelos mais vendidos”, revela Tamsin Timpson, diretor de visão estratégica da Kantar Worldpanel ComTech Ásia. “Os compradores mencionaram a clareza e a resolução da tela (58%), qualidade da câmera (54%) e o tamanho da tela (51%) como os três mais importantes determinantes de compra.”

“O Windows Phone tem experimentado algum crescimento na França, Alemanha e Austrália e manteve sua participação em outros lugares, mas nós não temos visto maiores impactos sobre o mercado global, apesar de algumas faixas de preço agressivas”, diz Milanesi. “No lançamento do Windows 10 em New York, no dia 6 de outubro, nos vimos a Microsoft focada mais uma vez em oferecer um telefone companheiro para os usuários do Windows 10 e dispositivos de classe empresarial para departamentos de TI – um objetivo mais modesto talvez, mas certamente um mais realista.”

No Brasil, cresce o número de aparelhos com o sistema Android, que mantém sua liderança no mercado brasileiro, passando de 89,5% no último período para 91,4%. iOS sistema que perdeu participação no último período ganha 0,5 p.p., já o sistema Windows Phone que vinha ganhando participação, perde 1,2 p.p.






Smartphone OS Sales Share (%)



Germany
3 m/e Aug 14
3 m/e Aug 15
% pt. Change

USA
3 m/e Aug 14
3 m/e Aug 15
% pt. Change

 Android
82.3
75.2
-7.1

 Android
64.4
66.9
2.5
 iOS
9.0
13.6
4.6

 iOS
30.5
28.4
-2.1
 Windows
6.9
10.5
3.6

 Windows
3.5
3.5
0.0
 Other
1.8
0.7
-1.1

 Other
1.6
1.2
-0.4
GB
3 m/e Aug 14
3 m/e Aug 15
% pt. Change

China
3 m/e Aug 14
3 m/e Aug 15
% pt. Change

 Android
59.3
54.1
-5.2

 Android
83.7
78.1
-5.6
 iOS
27.9
33.7
5.8

 iOS
14.3
19.4
5.1
 Windows
11.0
11.3
0.3

 Windows
0.7
2.3
1.6
 Other
1.8
0.9
-0.9

 Other
1.3
0.2
-1.1
France
3 m/e Aug 14
3 m/e Aug 15
% pt. Change

Australia
3 m/e Aug 14
3 m/e Aug 15
% pt. Change

 Android
76.2
71
-5.2

 Android
64.3
53.1
-11.2
 iOS
12.8
15.4
2.6

 iOS
29.3
37.8
8.5
 Windows
9.9
13.1
3.2

 Windows
5.1
7.4
2.3
 Other
1.1
0.5
-0.6

 Other
1.3
1.7
0.4
Italy
3 m/e Aug 14
3 m/e Aug 15
% pt. Change

Japan
3 m/e Aug 14
3 m/e Aug 15
% pt. Change

 Android
73
74.8
1.8

 Android
70.4
64.5
-5.9
 iOS
10.6
10.6
0.0

 iOS
27.1
33.8
6.7
 Windows
14.5
13.7
-0.8

 Windows
0.6
0.3
-0.3
 Other
1.9
0.9
-1.0

 Other
0.8
1.9
1.1
Spain
3 m/e Aug 14
3 m/e Aug 15
% pt. Change

EU5
3 m/e Aug 14
3 m/e Aug 15
% pt. Change

 Android
88.1
89.5
1.4

 Android
75.5
72.2
-3.3
 iOS
7.5
6.2
-1.3

 iOS
13.7
16.2
2.4
 Windows
4.2
3.9
-0.3

 Windows
9.3
11.0
1.6
 Other
0.2
0.4
0.2

 Other
1.5
0.7
-0.8


Sobre Kantar Worldpanel

A Kantar Worldpanel é líder mundial em conhecimento e compreensão do consumidor por meio de painéis de consumo e oferece Inspiração em Alta Definição™, combinando monitoramento, análises avançadas e ferramentas de pesquisa de mercado que facilitam tanto a visão global como de pequenos detalhes que inspiram ações para o êxito de seus clientes. Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram, o que usam – e os motivos - se tornou moeda corrente no mercado para marcas, varejistas, analistas de mercado e as organizações governamentais globalmente.

Com mais de 60 anos de experiência e formada por uma equipe com mais de 3.500 funcionários e serviços que cobrem mais de 60 países, diretamente ou através de parceiros, a Kantar Worldpanel atua em diversos campos, como produtos de consumo, de impulso, para bebês, telecomunicações e entretenimento, entre muitos outros.

Para mais informações, acesse www.kantarworldpanel.com/br.

Sobre a Kantar


A Kantar é uma divisão da WWP especializada na gestão de investimento em informação e uma das maiores empresas do mundo de informação e consultoria. Através da combinação do talento das suas 12 empresas especializadas, o grupo pretende se tornar o fornecedor preeminente de insights precisos para a comunidade empresarial mundial. Seus 27.00 colaboradores trabalham em 100 países e em todo o espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, permitindo ao grupo oferecer aos clientes ideias de negócios a qualquer ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500. Para mais informações, acesse www.kantar.com.