87%
dos proprietários de iPhone nos Estados Unidos que planejam fazer um upgrade nos
próximos três meses preferem a Apple
Os
últimos dados de venda de smartphones da Kantar Worldpanel ComTech, referentes
aos meses junho, julho e agosto deste ano, mostram que o mercado do sistema
Apple iOS dos Estados Unidos atingiu seu nível mais baixo desde agosto de 2014,
já que os consumidores esperaram pelo novo iPhone 6s e iPhone 6s Plus,
disponíveis a partir de setembro.
“É
de se esperar que nos três meses que antecedem o lançamento de novos produtos,
as vendas do iPhone da Apple seriam mais fracas”, afirma Carolina Milanesi,
chefe de pesquisa da Kantar Worldpanel ComTech. “Enquanto um mês a partir de
agora possa ainda ser muito cedo para reportar números iniciais de vendas para
os novos modelos, nós podemos dizer hoje que 11% dos proprietários de iOS nos
disseram em agosto que eles planejavam substituir seu telefone atual nos
próximos três meses e 87% deles afirmaram que a Apple é a marca preferida
deles.”
“Entre
os ‘big five’ da Europa, o Android continua na luta, apenas os mercados
pré-pagos da Itália e da Espanha registrando um crescimento ano a ano”, relata
Dominic Sunnebo, diretor de negócios da unidade Kantar Worldpanel ComTech da
Europa. “Na Grã-Bretanha, Samsung, a indiscutível líder do sistema Android,
caiu no market share tanto de período sobre período e ano a ano, enquanto a
Sony e a LG foram os dois únicos fornecedores de Android capazes de aumentar
sua participação ao longo do último ano e nos meses de maio, junho e julho de
2015.”
Os
“big five” mercados da Europa são a Grã-Bretanha, Alemanha, França, Itália e
Espanha.
“Nos
Estados unidos, o Samsung Galaxy S6 aumentou sua participação nas vendas de
smartphones, mas não ameaçou a posição de liderança do iPhone 6”, acrescenta
Milanesi. “De abril a agosto de 2015 – os meses seguintes ao lançamento de
novas flagships – apenas 29% da base instalada dos smartphones da Samsung foram
atualizadas para novos dispositivos. Entre aqueles que atualizaram, 23% mudaram
para um Galaxy S5, 4% para um Galaxy S6 e 1% para um Galaxy S6 Edge.”
“Na
China urbana, as vendas de smartphones representaram 84% das vendas globais de
telefones nos três meses encerrados em agosto, com o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus
no topo da lista dos modelos mais vendidos”, revela Tamsin Timpson, diretor de
visão estratégica da Kantar Worldpanel ComTech Ásia. “Os compradores
mencionaram a clareza e a resolução da tela (58%), qualidade da câmera (54%) e
o tamanho da tela (51%) como os três mais importantes determinantes de compra.”
“O
Windows Phone tem experimentado algum crescimento na França, Alemanha e
Austrália e manteve sua participação em outros lugares, mas nós não temos visto
maiores impactos sobre o mercado global, apesar de algumas faixas de preço
agressivas”, diz Milanesi. “No lançamento do Windows 10 em New York, no dia 6
de outubro, nos vimos a Microsoft focada mais uma vez em oferecer um telefone
companheiro para os usuários do Windows 10 e dispositivos de classe empresarial
para departamentos de TI – um objetivo mais modesto talvez, mas certamente um
mais realista.”
No
Brasil, cresce o número de aparelhos com o sistema Android, que mantém sua
liderança no mercado brasileiro, passando de 89,5% no último período para
91,4%. iOS sistema que perdeu participação no último período ganha 0,5 p.p., já
o sistema Windows Phone que vinha ganhando participação, perde 1,2 p.p.
Mais informações no link: www.kantarworldpanel.com/global/News/iOS_Hits_Twelve_Month_Low_in_U.S._Ahead_of_iPhone_Launch
Smartphone OS Sales Share (%)
|
|
|
|
||||||||
Germany
|
3 m/e Aug 14
|
3 m/e Aug 15
|
% pt. Change
|
|
USA
|
3 m/e Aug 14
|
3 m/e Aug 15
|
% pt. Change
|
|||
|
|||||||||||
Android
|
82.3
|
75.2
|
-7.1
|
|
Android
|
64.4
|
66.9
|
2.5
|
|||
iOS
|
9.0
|
13.6
|
4.6
|
|
iOS
|
30.5
|
28.4
|
-2.1
|
|||
Windows
|
6.9
|
10.5
|
3.6
|
|
Windows
|
3.5
|
3.5
|
0.0
|
|||
Other
|
1.8
|
0.7
|
-1.1
|
|
Other
|
1.6
|
1.2
|
-0.4
|
|||
GB
|
3 m/e Aug 14
|
3 m/e Aug 15
|
% pt. Change
|
|
China
|
3 m/e Aug 14
|
3 m/e Aug 15
|
% pt. Change
|
|||
|
|||||||||||
Android
|
59.3
|
54.1
|
-5.2
|
|
Android
|
83.7
|
78.1
|
-5.6
|
|||
iOS
|
27.9
|
33.7
|
5.8
|
|
iOS
|
14.3
|
19.4
|
5.1
|
|||
Windows
|
11.0
|
11.3
|
0.3
|
|
Windows
|
0.7
|
2.3
|
1.6
|
|||
Other
|
1.8
|
0.9
|
-0.9
|
|
Other
|
1.3
|
0.2
|
-1.1
|
|||
France
|
3 m/e Aug 14
|
3 m/e Aug 15
|
% pt. Change
|
|
Australia
|
3 m/e Aug 14
|
3 m/e Aug 15
|
% pt. Change
|
|||
|
|||||||||||
Android
|
76.2
|
71
|
-5.2
|
|
Android
|
64.3
|
53.1
|
-11.2
|
|||
iOS
|
12.8
|
15.4
|
2.6
|
|
iOS
|
29.3
|
37.8
|
8.5
|
|||
Windows
|
9.9
|
13.1
|
3.2
|
|
Windows
|
5.1
|
7.4
|
2.3
|
|||
Other
|
1.1
|
0.5
|
-0.6
|
|
Other
|
1.3
|
1.7
|
0.4
|
|||
Italy
|
3 m/e Aug 14
|
3 m/e Aug 15
|
% pt. Change
|
|
Japan
|
3 m/e Aug 14
|
3 m/e Aug 15
|
% pt. Change
|
|||
|
|||||||||||
Android
|
73
|
74.8
|
1.8
|
|
Android
|
70.4
|
64.5
|
-5.9
|
|||
iOS
|
10.6
|
10.6
|
0.0
|
|
iOS
|
27.1
|
33.8
|
6.7
|
|||
Windows
|
14.5
|
13.7
|
-0.8
|
|
Windows
|
0.6
|
0.3
|
-0.3
|
|||
Other
|
1.9
|
0.9
|
-1.0
|
|
Other
|
0.8
|
1.9
|
1.1
|
|||
Spain
|
3 m/e Aug 14
|
3 m/e Aug 15
|
% pt. Change
|
|
EU5
|
3 m/e Aug 14
|
3 m/e Aug 15
|
% pt. Change
|
|||
|
|||||||||||
Android
|
88.1
|
89.5
|
1.4
|
|
Android
|
75.5
|
72.2
|
-3.3
|
|||
iOS
|
7.5
|
6.2
|
-1.3
|
|
iOS
|
13.7
|
16.2
|
2.4
|
|||
Windows
|
4.2
|
3.9
|
-0.3
|
|
Windows
|
9.3
|
11.0
|
1.6
|
|||
Other
|
0.2
|
0.4
|
0.2
|
|
Other
|
1.5
|
0.7
|
-0.8
|
|||
Sobre
Kantar Worldpanel
A Kantar
Worldpanel é líder mundial em conhecimento e compreensão do consumidor por meio
de painéis de consumo e oferece Inspiração em Alta Definição™, combinando
monitoramento, análises avançadas e ferramentas de pesquisa de mercado que
facilitam tanto a visão global como de pequenos detalhes que inspiram ações
para o êxito de seus clientes. Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram,
o que usam – e os motivos - se tornou moeda corrente no mercado para marcas,
varejistas, analistas de mercado e as organizações governamentais globalmente.
Com
mais de 60 anos de experiência e formada por uma equipe com mais de 3.500
funcionários e serviços que cobrem mais de 60 países, diretamente ou através de
parceiros, a Kantar Worldpanel atua em diversos campos, como produtos de
consumo, de impulso, para bebês, telecomunicações e entretenimento, entre
muitos outros.
Sobre
a Kantar
A
Kantar é uma divisão da WWP especializada na gestão de investimento em
informação e uma das maiores empresas do mundo de informação e consultoria.
Através da combinação do talento das suas 12 empresas especializadas, o grupo
pretende se tornar o fornecedor preeminente de insights precisos para a
comunidade empresarial mundial. Seus 27.00 colaboradores trabalham em 100
países e em todo o espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria,
permitindo ao grupo oferecer aos clientes ideias de negócios a qualquer ponto
do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são utilizados por mais da metade das
empresas Fortune Top 500. Para mais informações, acesse www.kantar.com.