A empresa de painéis de consumo
Kantar Worldpanel acaba de lançar um estudo que aponta uma queda de 7,5% no
consumo das famílias brasileiras e um aumento de 8,5% no preço médio dos
principais produtos no primeiro semestre de 2015, em comparação com o mesmo
período do ano passado.
Nos últimos semestres,
para driblar o aumento dos preços e equilibrar as despesas, os consumidores
diminuíram as idas aos pontos de vendas e a cada visita aumentaram o número de
itens adquiridos, voltando a velhos hábitos de consumo, as compras de abastecimento.
Agora, entretanto, com a atual situação econômica, essa tendência apresenta uma
mudança negativa: no primeiro semestre deste ano os consumidores fizeram duas
visitas a menos ao PDV. Além disso, reduziram o volume comprado a cada visita,
coisa que ocorre pela primeira vez em 6 anos.
“Vemos claramente que as
famílias brasileiras não conseguem mais manter seus padrões de compra. Além de
seguir reduzindo a frequência de compra, tendência já detectada nos períodos
anteriores. Agora o volume em cada compra também cai em 3% e, mesmo assim, o
valor médio em cada compra subiu 5,4%, forçando uma racionalização intensa nas
decisões de compra”, diz Christine Pereira, diretora comercial da Kantar
Worldpanel.
Todas as classes sociais
foram impactadas, porém a classe C foi a que mais contribuiu com a queda no
período, registrando perda de 9% em volume e redução de duas idas ao ponto de
venda. O número de itens levados em cada ocasião de compra também caiu (5%).
As regiões Norte e
Nordeste foram as que mais contribuíram para o resultado negativo no período,
sendo responsáveis por 27% da queda do semestre. Os consumidores locais
diminuíram três vezes suas idas ao ponto de venda e registraram uma diminuição
de 7% em volume médio por ocasião de compra.
A Grande São Paulo foi
outra região que também registrou uma perda de frequência. Os paulistas foram
seis vezes menos aos pontos de venda e reduziram o volume de compra em 8%.
E como foi a evolução
das cestas de compras e dos canais neste primeiro semestre do ano?
A cesta de bebidas foi a
mais impactada, retraindo 11% em volume e caindo 5% em valor. Entre as razões
que explicam a queda estão o consumo intenso no verão e no período pré-Copa do
Mundo de 2014 que não foi sustentado neste ano e a perda do espaço das
categorias maduras, de alto volume, na cesta.
Já as categorias de
alimentos sofreram uma diminuição de 5% no volume consumido e aumento de 1% no
valor, enquanto a cesta de limpeza teve diminuição de 3% no volume e aumento de
2% no valor.
Até os produtos de
higiene e beleza, que vinham resistindo até agora, também registram queda no
consumo: 5%, ainda que o valor gasto tenha aumentado em 3% e o tícket médio
tenha crescido 7%.
O estudo aponta, no
entanto, que há categorias de valor agregado e alto preço que registraram
aumento na procura pelos consumidores. Entre eles estão o molho para salada, na
primeira posição, seguido pela batata congelada, linguiça e azeite. Na
classe DE há registro de um interesse maior em produtos como chá e lanche prontos.
“É interessante notar
que algumas categorias de produtos que apresentam alto valor agregado e que
poderiam, portanto, ser consideradas supérfluas apresentam crescimento de duplo
dígito, como batata congelada ou molho para salada. Isso se explica por duas
razões: a necessidade de conveniência e praticidade, dado um estilo de vida que
proporciona menos tempo para atividades domésticas, e a volta ao lar. Com a
crise, é menor o número de famílias que se dispõe a comer fora, por exemplo,
trazendo as ocasiões e refeições especiais para dentro de casa”, analisa
Christine Pereira.
Já as categorias mais
deixadas de lado foram, nesta ordem, bebida à base de soja, leite pasteurizado,
produtos de barbear, leite fermentado e lanche pronto - exceto na classe DE.
O único canal de vendas
a demonstrar crescimento no primeiro semestre, em comparação ao mesmo período
do ano passado, foi o atacarejo que cresceu 18%.
Sobre Kantar Worldpanel
A Kantar Worldpanel é líder mundial
em conhecimento e compreensão do consumidor por meio de painéis de consumo e
oferece Inspiração em Alta Definição™, combinando monitoramento, análises
avançadas e ferramentas de pesquisa de mercado que facilitam tanto a visão
global como de pequenos detalhes que inspiram ações para o êxito de seus
clientes. Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram, o que usam – e os
motivos - se tornou moeda corrente no mercado para marcas, varejistas,
analistas de mercado e as organizações governamentais globalmente.
Com mais de 60 anos de experiência e
formada por uma equipe com mais de 3.500 funcionários e serviços que cobrem
mais de 60 países, diretamente ou através de parceiros, a Kantar Worldpanel
atua em diversos campos, como produtos de consumo, de impulso, para bebês,
telecomunicações e entretenimento, entre muitos outros.
Sobre a Kantar
A Kantar é uma divisão da WWP
especializada na gestão de investimento em informação e uma das maiores empresas
do mundo de informação e consultoria. Através da combinação do talento das suas
12 empresas especializadas, o grupo pretende se tornar o fornecedor preeminente
de insights precisos para a comunidade empresarial mundial. Seus 27.00
colaboradores trabalham em 100 países e em todo o espectro de disciplinas de
pesquisa e consultoria, permitindo ao grupo oferecer aos clientes ideias de
negócios a qualquer ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são
utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500. Para mais
informações, acesse www.kantar.com.
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