21 de agosto de 2015

Estudo aponta queda de 7,5% no consumo das famílias brasileiras e aumento de 8,5% nos preços no primeiro semestre de 2015


A empresa de painéis de consumo Kantar Worldpanel acaba de lançar um estudo que aponta uma queda de 7,5% no consumo das famílias brasileiras e um aumento de 8,5% no preço médio dos principais produtos no primeiro semestre de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Nos últimos semestres, para driblar o aumento dos preços e equilibrar as despesas, os consumidores diminuíram as idas aos pontos de vendas e a cada visita aumentaram o número de itens adquiridos, voltando a velhos hábitos de consumo, as compras de abastecimento. Agora, entretanto, com a atual situação econômica, essa tendência apresenta uma mudança negativa: no primeiro semestre deste ano os consumidores fizeram duas visitas a menos ao PDV. Além disso, reduziram o volume comprado a cada visita, coisa que ocorre pela primeira vez em 6 anos.

“Vemos claramente que as famílias brasileiras não conseguem mais manter seus padrões de compra. Além de seguir reduzindo a frequência de compra, tendência já detectada nos períodos anteriores. Agora o volume em cada compra também cai em 3% e, mesmo assim, o valor médio em cada compra subiu 5,4%, forçando uma racionalização intensa nas decisões de compra”, diz Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel.

Todas as classes sociais foram impactadas, porém a classe C foi a que mais contribuiu com a queda no período, registrando perda de 9% em volume e redução de duas idas ao ponto de venda. O número de itens levados em cada ocasião de compra também caiu (5%).

As regiões Norte e Nordeste foram as que mais contribuíram para o resultado negativo no período, sendo responsáveis por 27% da queda do semestre. Os consumidores locais diminuíram três vezes suas idas ao ponto de venda e registraram uma diminuição de 7% em volume médio por ocasião de compra.

A Grande São Paulo foi outra região que também registrou uma perda de frequência. Os paulistas foram seis vezes menos aos pontos de venda e reduziram o volume de compra em 8%.

E como foi a evolução das cestas de compras e dos canais neste primeiro semestre do ano?

A cesta de bebidas foi a mais impactada, retraindo 11% em volume e caindo 5% em valor. Entre as razões que explicam a queda estão o consumo intenso no verão e no período pré-Copa do Mundo de 2014 que não foi sustentado neste ano e a perda do espaço das categorias maduras, de alto volume, na cesta.

Já as categorias de alimentos sofreram uma diminuição de 5% no volume consumido e aumento de 1% no valor, enquanto a cesta de limpeza teve diminuição de 3% no volume e aumento de 2% no valor.

Até os produtos de higiene e beleza, que vinham resistindo até agora, também registram queda no consumo: 5%, ainda que o valor gasto tenha aumentado em 3% e o tícket médio tenha crescido 7%.

O estudo aponta, no entanto, que há categorias de valor agregado e alto preço que registraram aumento na procura pelos consumidores. Entre eles estão o molho para salada, na primeira posição, seguido pela batata congelada, linguiça e azeite. Na classe DE há registro de um interesse maior em produtos como chá e lanche prontos.

“É interessante notar que algumas categorias de produtos que apresentam alto valor agregado e que poderiam, portanto, ser consideradas supérfluas apresentam crescimento de duplo dígito, como batata congelada ou molho para salada. Isso se explica por duas razões: a necessidade de conveniência e praticidade, dado um estilo de vida que proporciona menos tempo para atividades domésticas, e a volta ao lar. Com a crise, é menor o número de famílias que se dispõe a comer fora, por exemplo, trazendo as ocasiões e refeições especiais para dentro de casa”, analisa Christine Pereira.

Já as categorias mais deixadas de lado foram, nesta ordem, bebida à base de soja, leite pasteurizado, produtos de barbear, leite fermentado e lanche pronto - exceto na classe DE.

O único canal de vendas a demonstrar crescimento no primeiro semestre, em comparação ao mesmo período do ano passado, foi o atacarejo que cresceu 18%. 

Sobre Kantar Worldpanel

A Kantar Worldpanel é líder mundial em conhecimento e compreensão do consumidor por meio de painéis de consumo e oferece Inspiração em Alta Definição™, combinando monitoramento, análises avançadas e ferramentas de pesquisa de mercado que facilitam tanto a visão global como de pequenos detalhes que inspiram ações para o êxito de seus clientes. Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram, o que usam – e os motivos - se tornou moeda corrente no mercado para marcas, varejistas, analistas de mercado e as organizações governamentais globalmente.

Com mais de 60 anos de experiência e formada por uma equipe com mais de 3.500 funcionários e serviços que cobrem mais de 60 países, diretamente ou através de parceiros, a Kantar Worldpanel atua em diversos campos, como produtos de consumo, de impulso, para bebês, telecomunicações e entretenimento, entre muitos outros.

Para mais informações, acesse www.kantarworldpanel.com/br.

Sobre a Kantar

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