25 de julho de 2012

Estações de esqui apostam em aplicativos móveis


Estações de esqui apostam em aplicativos móveis
Portillo, no Chile, e Vail Resorts, nos Estados Unidos, contam com programas especiais para celulares e tablets



Num mundo cada vez mais “antenado”, o mercado dos aplicativos para aparelhos móveis como celulares e tablets cresce vertiginosa e consideravelmente. Inicialmente, estes aplicativos eram “ferramentas de escritório digitais”, como agendas e calendários, mas com o crescimento de recursos audiovisuais e capacidade de processamento e armazenamento, este leque se abriu de maneira rápida e eficaz.

Atualmente, quase tudo já pode ser encontrado nas telas dos aparelhos móveis. Informação, comunicação, serviço, geolocalização e entretenimento, entre outros, podem ser acessados com apenas um toque. O conforto e a facilidade que esta tecnologia trouxe para a população fizeram com que o mercado dos aplicativos desse um salto significativo em cinco anos. E o crescimento é notável em diversos países. Segundo o site Mobile Time, o Brasil atingiu, entre os meses de janeiro e outubro de 2011, um aumento de 369% na quantidade de aplicativos móveis para smartphones, alcançando a sexta posição no ranking de países que cresceram neste setor, ficando atrás da China, Argentina, Israel, Índia e Arábia Saudita. Já em escala mundial, a previsão para 2012 é que 25 bilhões de aplicativos sejam baixados ao redor do planeta.

Sempre ligadas nas atualidades e mudanças de comportamento de seu público, estações de esqui não poderiam ficar de fora deste mercado e, seguindo as tendências, entraram para o mundo digital desenvolvendo aplicativos móveis para celulares e tablets. É o caso de Portillo, no Chile, e Vail Resorts, nos Estados Unidos.

A estação de esqui da América do Sul, que deu início à sua temporada de inverno no último dia 23 de junho, lançou este ano um aplicativo onde todas as novidades referentes a ela poderão ser acompanhadas, em tempo real, através de Iphones, Ipads e smartphones. Nele, os fanáticos por esportes da neve podem acessar informações sobre as condições das estradas que ligam Santiago e Mendoza a Portillo, clima e quantidade de neve, bem como galeria de fotos, serviços, eventos e atividades que estão sendo desenvolvidas no centro de esqui.

Já no Hemisfério Norte, nesta temporada de neve - que terminou em março-, aconteceu o lançamento da segunda geração do Epic Mix, um aplicativo digital que tem como objetivo compartilhar as experiências e aventuras do dia a dia dos visitantes das montanhas de Vail, Beaver Creek e Breckenridge, no Colorado, além de Heavenly e Northstar, na Califórnia, todas administradas pela holding Vail Resorts. Há fotografias profissionais gratuitas que podem enviadas diretamente à conta pessoal dos usuários, o que revolucionou o modo de compartilhamento das imagens durante os dias de diversão na montanha. Todos também podem compartilhar suas fotos ao permitir a distribuição automática para contas pessoais de e-mail, via Facebook e Twitter e a combinação de fotos da própria autoria do visitante com imagens profissionais. Uma vez que a foto é tirada, ela é enviada diretamente para a conta do usuário no EpicMix, e ele já pode compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

O Epic Mix fica disponível para todos que adquirem qualquer passe para os meios de elevação, seja diário, semanal ou para a temporada completa. Já o aplicativo de Portillo pode ser baixado no site da estação de esqui (www.skiportillo.com), gratuitamente.

Mais informações podem ser obtidas nos sites www.skiportillo.com e snowusa.com

Cláudia Rocco
AD Comunicação & Marketing
(11) 3862.8319 / 3862.5745