Levantamento da Kantar Worldpanel aponta
que mais de 1 milhão de famílias deixou de fazer refeições fora de casa e que
os gastos com lazer aumentaram principalmente no que se refere a Internet e TV
a Cabo
Estudo recente da Kantar Worldpanel,
empresa líder em painéis de consumo, mostra
que os brasileiros agora gastam mais dentro de casa com alimentação e lazer. Mais de 1 milhão de
famílias deixou de fazer refeições fora e os investimentos em serviços como
Internet e TV a cabo foram os mais impactantes.
Os aumentos são significativos: de R$
5.615 por ano em 2011
para R$ 7.189 em 2014 com comidas e bebidas, o
que representa 28%, e de R$ 1.640 em 2011 para
R$ 2.073 em 2014 com lazer – mais de 26%.
Até 2013, os gastos com habitação
eram os maiores para as famílias, mas foram desbancados pela alimentação em
casa em 2014. O gasto com alimentação em restaurantes e afins subiu ainda mais
- 14% - o que levou muitas pessoas a abandonar o hábito. Houve queda de penetração em todas as classes: 447 mil domicílios da
classe DE deixaram de comer fora, 416
mil na classe C e 169 mil na classe AB.
Já no caso do lazer em casa, a classe
DE foi a que mais aumentou esse gasto, chegando à ordem de 95% (de R$ 516 em
2011 para R$ 1.007 em 2014), enquanto a classe C passou a gastar quase 65% mais
no mesmo período (de R$ 990 para R$ 1.631) e a AB mais de 40% (de R$ 2.674 para R$ 3.752).
Os dados são do HolisticView,
plataforma desenvolvida pela Kantar Worldpanel Brasil para entender o orçamento
das famílias brasileiras, que estuda a relação entre seus rendimentos e gastos
e o quanto cada setor representa. As informações são coletadas por meio da
aplicação de questionário previamente estruturado anualmente em uma amostra de
11.300 domicílios localizados em cidades com 10 mil ou mais habitantes (200 mil
ou mais habitantes na Região Norte), onde todos os integrantes da família
respondem a pesquisa. Isso representa 34.000 indivíduos e um universo de 50
milhões de lares.
Principais
refeições têm mais espaço
Outros dados
do HolisticView revelam que as principais refeições representam 63% de tudo o
que é consumido em termos de alimentos no país. Ou seja, no share do estômago
do brasileiro, 44% dessa fatia representa o
almoço e jantar, e 19% os cafés da manhã e da
tarde.
Do total
gasto com alimentação dentro do lar, a maior fatia é de carnes, aves, ovos e
peixes. Esses itens, em 2014, representaram 27,7% do gasto médio do brasileiro
em casa (em 2009, somavam 25,3%).
Outros
componentes que também pesam nessa conta são as frutas, legumes e verduras, com
14,2% do total (em 2009, eram 11,4%). O leite e seus derivados vêm logo em
seguida, com 9,4% da fatia. Nesse caso, no entanto, houve uma diminuição da
representatividade: era de 10,3% seis anos antes.
Esse retorno
ao lar beneficiou principalmente produtos da categoria prática. O consumo de
suco pronto, por exemplo, aumentou 23,3%, de 2013 para 2014. Outros itens que
cresceram significativamente em vendas foram os pratos prontos congelados (17,4%), os sorvetes (17,1%) e os congelados
(13,9%).
Já fora de
casa, o consumidor opta pelas indulgências, como snacks (que tem 12% do share)
e bebidas não-alcoólicas (9%) e alcoólicas (5%). Completam o share as frutas,
legumes e verduras, com 10%.
Sobre Kantar Worldpanel
A Kantar Worldpanel é líder mundial
em conhecimento e compreensão do consumidor por meio de painéis de consumo e
oferece Inspiração em Alta Definição™, combinando monitoramento, análises
avançadas e ferramentas de pesquisa de mercado que facilitam tanto a visão
global como de pequenos detalhes que inspiram ações para o êxito de seus
clientes. Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram, o que usam – e os
motivos - se tornou moeda corrente no mercado para marcas, varejistas,
analistas de mercado e as organizações governamentais globalmente.
Com mais de 60 anos de experiência e
formada por uma equipe com mais de 3.500 funcionários e serviços que cobrem
mais de 60 países, diretamente ou através de parceiros, a Kantar Worldpanel
atua em diversos campos, como produtos de consumo, de impulso, para bebês,
telecomunicações e entretenimento, entre muitos outros.
Para mais informações, acesse www.kantarworldpanel.com/br.
Sobre a Kantar
A Kantar é uma divisão da WWP
especializada na gestão de investimento em informação e uma das maiores
empresas do mundo de informação e consultoria. Através da combinação do talento
das suas 12 empresas especializadas, o grupo pretende se tornar o fornecedor
preeminente de insights precisos para a comunidade empresarial mundial. Seus
27.00 colaboradores trabalham em 100 países e em todo o espectro de disciplinas
de pesquisa e consultoria, permitindo ao grupo oferecer aos clientes ideias de
negócios a qualquer ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são
utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500. Para mais
informações, acesse www.kantar.com.