16 de julho de 2015

Brasileiros passam a gastar mais dentro de casa com alimentação e lazer

Levantamento da Kantar Worldpanel aponta que mais de 1 milhão de famílias deixou de fazer refeições fora de casa e que os gastos com lazer aumentaram principalmente no que se refere a Internet e TV a Cabo

Estudo recente da Kantar Worldpanel, empresa líder em painéis de consumo, mostra que os brasileiros agora gastam mais dentro de casa com alimentação e lazer. Mais de 1 milhão de famílias deixou de fazer refeições fora e os investimentos em serviços como Internet e TV a cabo foram os mais impactantes.

Os aumentos são significativos: de R$ 5.615 por ano em 2011 para R$ 7.189 em 2014 com comidas e bebidas, o que representa 28%, e de R$ 1.640 em 2011 para R$ 2.073 em 2014 com lazer – mais de 26%.

Até 2013, os gastos com habitação eram os maiores para as famílias, mas foram desbancados pela alimentação em casa em 2014. O gasto com alimentação em restaurantes e afins subiu ainda mais - 14% - o que levou muitas pessoas a abandonar o hábito. Houve queda de penetração em todas as classes: 447 mil domicílios da classe DE deixaram de comer fora, 416 mil na classe C e 169 mil na classe AB.

Já no caso do lazer em casa, a classe DE foi a que mais aumentou esse gasto, chegando à ordem de 95% (de R$ 516 em 2011 para R$ 1.007 em 2014), enquanto a classe C passou a gastar quase 65% mais no mesmo período (de R$ 990 para R$ 1.631) e a AB mais de 40% (de R$ 2.674 para R$ 3.752).

Os dados são do HolisticView, plataforma desenvolvida pela Kantar Worldpanel Brasil para entender o orçamento das famílias brasileiras, que estuda a relação entre seus rendimentos e gastos e o quanto cada setor representa. As informações são coletadas por meio da aplicação de questionário previamente estruturado anualmente em uma amostra de 11.300 domicílios localizados em cidades com 10 mil ou mais habitantes (200 mil ou mais habitantes na Região Norte), onde todos os integrantes da família respondem a pesquisa. Isso representa 34.000 indivíduos e um universo de 50 milhões de lares.

Principais refeições têm mais espaço

Outros dados do HolisticView revelam que as principais refeições representam 63% de tudo o que é consumido em termos de alimentos no país. Ou seja, no share do estômago do brasileiro, 44% dessa fatia representa o almoço e jantar, e 19% os cafés da manhã e da tarde.

Do total gasto com alimentação dentro do lar, a maior fatia é de carnes, aves, ovos e peixes. Esses itens, em 2014, representaram 27,7% do gasto médio do brasileiro em casa (em 2009, somavam 25,3%).

Outros componentes que também pesam nessa conta são as frutas, legumes e verduras, com 14,2% do total (em 2009, eram 11,4%). O leite e seus derivados vêm logo em seguida, com 9,4% da fatia. Nesse caso, no entanto, houve uma diminuição da representatividade: era de 10,3% seis anos antes.
Esse retorno ao lar beneficiou principalmente produtos da categoria prática. O consumo de suco pronto, por exemplo, aumentou 23,3%, de 2013 para 2014. Outros itens que cresceram significativamente em vendas foram os pratos prontos congelados (17,4%), os sorvetes (17,1%) e os congelados (13,9%).

Já fora de casa, o consumidor opta pelas indulgências, como snacks (que tem 12% do share) e bebidas não-alcoólicas (9%) e alcoólicas (5%). Completam o share as frutas, legumes e verduras, com 10%.

Sobre Kantar Worldpanel

A Kantar Worldpanel é líder mundial em conhecimento e compreensão do consumidor por meio de painéis de consumo e oferece Inspiração em Alta Definição™, combinando monitoramento, análises avançadas e ferramentas de pesquisa de mercado que facilitam tanto a visão global como de pequenos detalhes que inspiram ações para o êxito de seus clientes. Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram, o que usam – e os motivos - se tornou moeda corrente no mercado para marcas, varejistas, analistas de mercado e as organizações governamentais globalmente.

Com mais de 60 anos de experiência e formada por uma equipe com mais de 3.500 funcionários e serviços que cobrem mais de 60 países, diretamente ou através de parceiros, a Kantar Worldpanel atua em diversos campos, como produtos de consumo, de impulso, para bebês, telecomunicações e entretenimento, entre muitos outros.

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Sobre a Kantar


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