17 de agosto de 2011

Censo revela que proporção de jovens continua em alta

Faixa etária entre 18 e 24 anos representa 12,5% da população brasileira

Mesmo com o envelhecimento populacional apontado na Sinopse do Censo 2010, os jovens entre 18 e 24 anos continuam a ter muita representatividade, pois correspondem a 12,5% da população brasileira contabilizada no último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que está em fase de conclusão. Conforme a pesquisa, o Brasil conta com mais de 190 milhões de habitantes, sendo que destes quase 24 milhões são jovens.  

Para Marcos Calliari, sócio da Agência Namosca, especialista em marketing jovem, a faixa etária dos 18 aos 25 anos é a mais representativa proporcionalmente e ganha importância ainda maior pela facilidade que os jovens têm de multiplicar informações e influenciar pessoas através de redes sociais. “Tem-se o novo maná para as empresas”, considera Calliari.

O Censo 2010 aponta que a representatividade dos grupos etários no total da população é menor que a observada em 2000 para todas as faixas com idade até 25 anos, ao passo que os demais grupos etários aumentaram suas participações na última década. No entanto, um dos gráficos publicados pelo IBGE – relacionado à distribuição da população por sexo, segundo os grupos de idade – mostra que os brasileiros entre 15 e 19 anos e aqueles entre 20 e 24 anos estão entre os grupos com maior representatividade, perdendo apenas para a categoria que abrange homens e mulheres entre 10 e 14 anos, ou seja, a próxima geração de jovens também será em número significativo.

Sendo assim, a expectativa é de que nos próximos anos os jovens ainda ditem as regras nas relações de consumo, de trabalho e até mesmo na formação de opinião, o que levará o país a se preparar para atender esse público que deve conviver com a alta competitividade no mercado de trabalho durante toda a vida.

Graças ao acesso fácil e rápido a informações distribuídas a todo instante via internet, os filhos tornaram-se conselheiros e hoje determinam quais produtos e serviços serão adquiridos por toda a família.

Pesquisas efetuadas pela agência Namosca mostram que outro fator que indica o poder de decisão de consumo por parte dos jovens é que eles também têm conquistado um aumento considerável em seu poder aquisitivo e na obtenção de créditos. Como resultado, essa faixa etária tem atraído a atenção de empresas e do mercado publicitário, que tentam conquistar cada vez mais cedo os jovens brasileiros e assim fidelizá-los.

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