12 de abril de 2013

Getty Images lança campanha pelo respeito aos direitos autorais e obrigatoriedade do crédito

Getty Images lança campanha pelo respeito aos direitos autorais e obrigatoriedade do crédito

A Getty Images, como líder mundial na criação e distribuição de conteúdo visual, vem há algum tempo fazendo uma campanha discreta sobre os direitos autorais dos fotógrafos, obrigatoriedade de crédito e demais direitos que envolvem a utilização de imagem nos mercados publicitário e editorial. Com o crescimento dos processos por uso indevido de imagens e o constante recebimento de dúvidas dos profissionais do mercado, a empresa intensificou a ação com o objetivo de informar e prestar esclarecimentos sobre o tema.

As imagens que inspiram, que mostram a realidade ou que traduzem uma ideia são frutos do trabalho, do investimento e da criatividade de um profissional. Seja um fotógrafo ou um cinegrafista, eles têm o direito de serem reconhecidos e remunerados pelo seu talento e dedicação. E este direito está assegurado por lei. Trata-se da chamada Lei de Copyright, representada pelo ©, no Brasil Lei dos Direitos autorais 9.610/98, que garante os direitos desse profissional também. Por isso é tão importante que os veículos de comunicação saibam da obrigatoriedade de licenciamento e dos créditos dos autores bem como dos representantes responsáveis pela comercialização e licenciamento das imagens.

Desta forma, os profissionais que utilizam imagens ou vídeos precisam ficar atentos a estes direitos na hora em que decidem aplicar um conteúdo visual em seus projetos. Segundo a Lei dos Direitos Autorais, todo o autor deve ter seu nome, pseudônimo ou assinatura indicados na utilização de sua obra, junto com a empresa responsável pela distribuição e comercialização.

Além disso, o uso de qualquer imagem ou vídeo sem a sua devida licença ou aprovação e a falta de crédito é passível de multa e processo judicial. No caso do conteúdo da Getty Images, em média, pode ser cobrada uma taxa adicional de até 500% da taxa de licença e outros direitos ou compensações que a empresa possa obter de acordo com seu contrato de licenciamento. “Nosso objetivo é sempre tentar informar o mercado quanto ao uso correto de imagens, evitando cobrar a multa por uso indevido e demais ressarcimentos que possam haver”, diz Paulo Schmid, diretor geral no Brasil.

A Getty Images, líder mundial na criação e distribuição de conteúdo visual, clipes de filmes e produtos multimídia, oferece treinamentos em seu escritório, nas empresas e em faculdades com intuito de diminuir o crescente número de contratempos que os clientes encontram na realização de seus projetos, além de e-mails e vídeos informativos. Além disso, oferece um serviço especializado na liberação de direitos de uso de imagens das celebridades e monumentos. Assim, para os criativos e editores que desejam utilizar imagens (sejam fotos ou vídeos) de pessoas famosas ou lugares conhecidos e não sabem a quem pertencem, a empresa conta com um departamento específico para isso, o chamado Rights & Clearance, que se encarrega de descobrir e negociar o uso.

A equipe avalia as necessidades de liberação de todos os direitos envolvidos, além dos autorais do fotógrafo e vai atrás dos contatos certos para conseguir a aprovação dos detentores dos direitos das imagens das pessoas ou dos lugares e obras de arte, sejam eles agentes, publicistas ou familiares e executa um contrato jurídico que protege totalmente o cliente de qualquer problema. Caso o direito da imagem não possa ser liberado, o serviço de garantia de imagem propõe que seja pago um seguro extra para utilização em projetos comerciais ou promocionais.

Sobre a Getty Images

A Getty Images é líder mundial na criação e distribuição de conteúdo visual, clipes de filmes, música e produtos multimídia. Atende a clientes em mais de 100 países e é a primeira empresa para a qual profissionais da área de criação e mídia recorrem para encontrar, adquirir e gerenciar imagens e outros conteúdos digitais. Seus fotógrafos e imagens premiadas ajudam clientes a criar trabalhos inspiradores que aparecem diariamente nos jornais, revistas, campanhas publicitárias, filmes, programas de televisão, livros e websites mais influentes do mundo.

Acesse www.gettyimages.com.br e saiba mais sobre o papel da Getty Images no mundo da comunicação digital.

AD Comunicação & Marketing
(11) 3862.8319 / 3862.5745