12 de abril de 2013

Vinícola chilena da família Matetic, dona do hotel La Casona, recebe certificação de manejo biodinâmico da alemã Demeter

Vinícola chilena da família Matetic, dona do hotel La Casona, recebe certificação de manejo biodinâmico da alemã Demeter
Exigências para a obtenção do selo verde incluem o manejo orgânico e holístico de toda a propriedade. A abolição do uso de agrotóxicos permite o surgimento de fungos durante o cultivo e a fermentação que dão aroma e sabores únicos ao produto

A vinícola da família Matetic, dona do hotel La Casona e do restaurante Equilíbrio, situados no Valle San Antonio, no Chile, a cerca de 100 km da capital Santiago, acaba de receber a certificação biodinâmica da consultoria alemã Demeter. Lançado na década de 1950, o selo identifica produtos do gênero em todo o mundo. Entre as exigências para sua obtenção estão a adoção de práticas de conservação de solos sem o uso de fertilizantes químicos e o cultivo sem sementes transgênicas ou agrotóxicos.

A empresa trabalhava para obter o aval da Demeter há cerca de dez anos. Além da questão ética, ligada à preservação da natureza, a adoção das práticas exigidas para a obtenção da certificação tem efeito direto sobre o sabor dos vinhos produzidos na Matetic. A produção sem o uso de agrotóxicos permite o surgimento de fungos durante a fermentação e o cultivo das uvas que dão sabor único à bebida.

“Esta certificação vai muito além de evitar o uso de fertilizantes sintéticos e produtos químicos no cuidado das plantações. Também inclui medidas específicas para fortalecer os processos vitais da terra e de seus frutos”, afirma Arturo Larraín, diretor da Matetic Vineyards.

Com isso, os 120 hectares de plantações que formam o complexo enoturístico da Matetic são alguns dos primeiros na América Latina a obter o status de manejo biodinâmico. Trata-se por parte da empresa de um compromisso com o meio-ambiente e a qualidade dos vinhos.

Criada em 1999, a vinícola surgiu do desejo da família Matetic, tradicionalmente dedicada ao setor pecuarista, de diversificar os negócios. Depois de uma avaliação da região e do clima local, a opção foi pela plantação de uvas. O passo seguinte foi a fabricação de vinhos e o enoturismo, com a construção do hotel La Casona, em um casarão em estilo colonial com amplos e sofisticados apartamentos, e também do restaurante Equilibrio.

Nele, os destaques são receitas internacionais e chilenas, preparadas pelo chefe Matías Bustos com frutos do mar e carne de cordeiro, que podem ser harmonizadas com algum dos sete diferentes tipos de vinhos produzidos pela Matetic.

Quem quiser conhecer toda esta história de perto e saborear os produtos da empresa, em degustações e palestras conduzidas por enólogos, pode se hospedar no La Casona ou simplesmente fazer uma visita de algumas horas, já que a vinícola fica a menos de uma hora de distância em carro de Santiago. Mais informações podem ser obtidas no site www.mateticvineyards.com.

AD Comunicação & Marketing
(11) 3862.8319 / 3862.5745